Ano novo e a promessa de emagrecer

19/01/2015 at 3:14 pm 2 comentários

balanca

Com o novo ano iniciado vem as promessas. Uma das principais sempre é a perda de peso.
Acontece que não basta o ano mudar, a mudança tem que ser em nós mesmos. Mudar não é fácil, requer força de vontade, requer deixar para trás velhos hábitos, encarar novas situações. (e aplique isso a qualquer mudança, não somente aos hábitos alimentares).

Mas como fazer essa mudança quando se trata de alimentação, um hábito que adquirimos lá atrás na nossa infância quando tivemos os primeiros contatos com os alimentos que, nem sempre, foram os mais adequados?
Não acho que exista uma resposta definitiva pra essa questão, mas acredito que algumas atitudes podem ajudar.

Estar aberto à mudança, não adianta ser “da boca pra fora”.
Estar aberto significa estar disposto a experimentar “novos” alimentos. Assim, faça de conta que você voltou no tempo e está conhecendo aquele alimento pela primeira vez, mesmo que isto não seja verdade. Dê uma nova chance e experimente de novo aquele alimento que você sempre pensou não gostar, e dar uma nova chance não é apenas uma, mas várias chances. Uma hora, você irá perceber que existem alguns alimentos que não são tão ruins assim.
Da mesma forma, comece a refletir sobre alguns alimentos que não são saudáveis. Algumas sugestões de perguntas: será que precisa mesmo tomar aquele refrigerante? Por que macarrão instantâneo, se macarrão tradicional também é rápido de fazer? Precisa mesmo comer o pacote de biscoito inteiro, será que apenas 3 não seriam suficientes? Por que substituir um prato de arroz com feijão, salada, filé de frango (apenas um exemplo de almoço) por um sanduíche? Preço? Será que é tão mais barato esse custo x benefício?

Mas calma, isso não é do dia pra noite! Assim, deixe a ansiedade de lado e não queira resultados do dia pra noite (geralmente quem perde peso rápido, também retorna ao peso rapidamente).
Mudar os hábitos alimentares de repente pode ser um choque, pode levar a falta de prazer na hora de se alimentar e não é isso que queremos, certo? Tudo no seu tempo, não tenha pressa e não se restrinja demais. Deu vontade de comer um doce? Satisfaça a vontade, não existem alimentos proibidos, não existe o “alimento ruim”, “alimento bom”, existe o equilíbrio, coma o doce, mas novamente, reflita no tamanho da porção, se realmente precisa ser a barra de chocolate inteira, por exemplo.

Mude o foco! Não buscar o peso adequado simplesmente com a preocupação na aparência!
Foque na saúde, pense no que sua saúde irá ganhar com os novos hábitos de alimentação! Infelizmente, vivemos em uma sociedade que tem focado muito num padrão de beleza magro, mas a preocupação verdadeira é que a obesidade é uma doença, não é puramente uma questão estética. É esta exigência pela aparência que leva as pessoas a buscarem “fórmula mágicas”, recorrendo a dietas muito restritivas, medicamentos com diversos efeitos colaterais e até mesmo a cirurgia bariátrica (claro que existem os casos necessários, mas muitas pessoas tem recorrido a este método sem a real necessidade de se submeter a isso).

Termino reforçando que cada caso é um caso e não existe a tal “fórmula mágica” (nem dietas de revista, alimentos milagrosos, pílulas incríveis). Da mesma forma que a obesidade tem múltiplas causas, o tratamento também é complexo e deve acontecer de forma multiprofissional. Estas são apenas algumas reflexões que coloco aqui, o ideal é buscar ajuda de um profissional.

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Dia Mundia do Diabetes

2 Comentários Add your own

  • 1. Rafael Querido  |  26/05/2015 às 8:16 pm

    Doutora,

    Como evitar a procrastinação nas promessas? A primeira semana é sempre fácil mas depois a gente cai na tentação!

    O que fazer? Obrigado!

    Responder
    • 2. Nutricionista Marcelle Comenale  |  23/06/2015 às 12:46 pm

      Rafael, acredito que a melhor maneira é manter o foco e a motivação. Para isso, cada um deve buscar aquilo que lhe motiva, traçar objetivos, metas, não existe “receita de bolo”. Penso também que cobrar-se demais e ser radical no início não ajuda a manter as próximas semanas, acredito na mudança gradual, fazer as mudanças aos poucos para ter resultado e não “cair na tentação”. Tudo são hábitos e mudá-los não é tarefa fácil que se consiga da noite para o dia, acredito que é assim que perde-se o foco e a motivação. Exemplificando: uma pessoa que bebe 3 latas de refrigerante diariamente e quer parar totalmente de beber refrigerante. Se esta pessoa tentar parar completamente de beber refrigerante de um dia para o outro, provavelmente ela conseguirá nos primeiros dias, porém logo não irá aguentar a vontade, pois já é hábito. Agora, esta pessoa talvez tenha mais sucesso se estabelecer como meta inicial beber 2 latas e meia. Assim que alcançar essa meta, o próximo objetivo serão 2 latas e assim gradativamente, até habituar-se a beber refrigerante de vez em quando ou nunca.
      Como expliquei no post, é preciso ter paciência e deixar a ansiedade de lado. Não existe um método de como manter o foco e a motivação, isso é algo particular de cada um e acredito que se for algo muito difícil deve-se buscar ajuda profissional com psicólogo para orientar melhor quanto a isso.
      Espero ter ajudado.

      Responder

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