Novo Guia Alimentar para a População Brasileira

07/11/2014 at 12:30 pm 2 comentários

novo-guia-alimentar

Antes de ontem, foi oficialmente lançado o Novo Guia Alimentar Para a População Brasileira.

Diante do cenário atual em que vivemos, os países tem tentado enfrentar a epidemia de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (AVC, pressão alta, doenças cardíacas, câncer, diabetes mellitus, entre outras). A elaboração de Guias Alimentares é uma das estratégias adotadas.

O objetivo do Guia Alimentar é fornecer informações claras sobre como alimentar-se de maneira saudável para evitar a obesidade e as doenças que citei anteriormente. Ele também ajuda os profissionais de saúde nesta tarefa.

As informações contidas no Guia são baseadas em estudos populacionais, com resultados confiáveis e seguros. Algo que me deixou muito feliz é que o nosso novo guia procurou respeitar ao máximos os nossos hábitos alimentares e  “deu grande importância à viabilidade de suas proposições, de modo que o recomendado fosse efetivamente possível de ser adotado.” (retirado do próprio Guia).

E a seguir destaco um conteúdo presente no Guia, algo que sempre tenho buscado passar em meus textos,diante de tantas “dietas da moda” e “terrorismo nutricional” que temos vivenciado:

“Há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis

É crescente a quantidade de matérias na televisão, rádio, revistas e internet com informações e recomendações sobre alimentação e saúde. Entretanto, a utilidade da maioria dessas matérias é questionável.  Com louváveis exceções, tendem a enfatizar alimentos específicos, propagados como “superalimentos”, e ignoram a importância de variar  e combinar alimentos. Nessa medida, induzem modismos e levam à depreciação de alimentos e práticas alimentares tradicionais. Não raro alimentação saudável é confundida com dietas para emagrecer. Por vezes, matérias que se dizem informativas são na verdade formas veladas de fazer publicidade de alimentos ultraprocessados.

O que você pode fazer

Em primeiro lugar, tenha este guia como fonte confiável de informações e recomendações sobre alimentação adequada e saudável. Seu conteúdo está baseado nos conhecimentos mais recentes produzidos pelas várias disciplinas científicas do campo da alimentação e nutrição, em estudos populacionais representativos de toda a população brasileira e em saberes valiosos contidos em padrões tradicionais de alimentação desenvolvidos, aperfeiçoados e transmitidos ao longo de gerações. Será muito útil também que você discuta as informações e recomendações deste material com seus familiares, amigos e colegas 

Retirado de: Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.

Gostou do post? Compartilhe, comente!

*Texto de autoria própria. Caso o reproduza por completo ou em partes coloque os créditos e me informe.

Anúncios

Entry filed under: Alimentos, Dieta, Notícias. Tags: , , , , , , , , .

Almoço pesado Dia Mundia do Diabetes

2 Comentários Add your own

  • 1. chef no forno  |  07/11/2014 às 3:55 pm

    eu tava no lançamento, foi durando o Mesa Tendências. Muito interessante. Muito importante para todos os profissionais de alimentos e bebidas.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Calendário

novembro 2014
S T Q Q S S D
« ago   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Acessos

  • 39,750 hits

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.


%d blogueiros gostam disto: