Perigo, contém glúten?

03/08/2014 at 8:12 pm Deixe um comentário

Glúten

Glúten está na moda, mas na moda de ser banido da dieta. Saíram diversas publicações nas bancas, algumas com capas bem sugestivas: glúten com caveira, glúten com veneno. E o Glúten parece ser o mais novo vilão da alimentação.

Há alguns anos atrás, os rótulos vinham com a informação “Contém Glúten” e muitas pessoas não faziam nem ideia do que era essa “coisa chamada glúten”. Glúten é uma proteína encontrada no trigo, malte, cevada, centeio e aveia (brasileira, por contaminação durante o processamento). Uma proteína, simples assim. E por que ele está sendo o mais novo vilão? Porque existem alguns estudos científicos mostrando que esta proteína seria responsável por inflamações no nosso organismo, gerando uma cascata de problemas.

Porém, como já falei por aqui, ainda há muito o que descobrir quando o assunto é corpo humano, alimentos e interação dos alimentos no corpo humano. É por isso que, a cada dia, pesquisas e mais pesquisas são lançadas. Aliás, na área da saúde no geral, tudo está mudando a todo momento.

As pesquisas com o glúten são recentes, assim não concordo que ele já deva ser vinculado em uma revista com a imagem de uma caveira como se fosse veneno. Cada organismo humano é único, diversos fatores ambientais, psicológicos e genéticos influenciam na maneira como nos mantemos saudáveis ou não, em como reagimos com um alimento, com uma substância. Existe sim a doença celíaca (diagnosticada por meio de exames específicos), na qual as pessoas que tem esse diagnóstico devem sim retirar totalmente o glúten da dieta, para estas o glúten funciona como um veneno. Mas afirmar que 100% da população teria inflamação com a ingestão de glúten é um pouco insensato.

Retirar o glúten emagrece?

Quando retiramos o glúten da dieta, consequentemente estamos retirando diversos alimentos que consumíamos, muitos deles bem calóricos (macarrão instantâneo, biscoitos recheados, salgadinhos,etc). Ou seja, não é a retirada do glúten que faz a pessoa emagrecer, mas a retirada de muitos alimentos que somavam muitas calorias e fazia a pessoa engordar.

Minha opinião pessoal sobre a retirada do glúten:

• Se você tem diagnóstico de doença celíaca, retire imediatamente;

• Se você desconfia que tem problemas com o glúten, vá ao médico e investigue antes de fazer qualquer alteração na dieta por conta própria, pois isso pode interferir no resultado dos exames;

• Se você já fez os exames e não teve diagnóstico de doença celíaca, mas mesmo assim acha que o glúten vem lhe causando algum desconforto, primeiramente, avalie a sua alimentação como um todo e se pergunte se seria mesmo o glúten o causador dos problemas. Se ainda achar que o glúten é o problema, não seria melhor buscar ajuda de um Nutricionista para lhe orientar a fazer as substituições adequadamente?

 

Anúncios

Entry filed under: Alimentos, Dieta. Tags: , , , , , , , , , , .

Propriedades da Acelga Afinal, o que significa o “integral”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Calendário

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Acessos

  • 40,801 hits

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.


%d blogueiros gostam disto: