Iogurte ou Leite Fermentado ?

28/11/2013 at 5:30 pm Deixe um comentário

iogurte

Esta é a definição de iogurte pela legislação brasileira:

“Iogurte, Yogur ou Yoghurt: Entende-se por Iogurte, Yogur ou Yoghurt daqui em diante o produto incluído na definição 2.1. cuja fermentação se realiza com cultivos protosimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp. Bulgaricus, aos quais se podem acompanhar, de forma complementar, outras bactérias ácido-lácticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto final.”

Assim sendo, só deveria ser chamado de iogurte aqueles que são fermentados por esses tipos específicos de bactérias. Além disso, essa mesma legislação define que o iogurte só pode ser iogurte se os seus ingredientes forem somente ingredientes lácteos (com exceção do amido, que vou abordar logo mais).

Aqueles “iogurtes” compostos de diversos ingredientes (preparado líquido de …) não são iogurtes, são apenas leite fermentado, e um adendo aqui: esses ingredientes não lácteos não devem ultrapassar 30% da composição do produto. Assim, em um rótulo de um suposto iogurte/ leite fermentado onde o primeiro ingrediente listado não é leite, isto não é iogurte nem leite fermentado.

O amido é permitido desde que não ultrapasse 1% de adição. O que coloco aqui é: até onde a indústria é fiscalizada? Podemos confiar? Particularmente, prefiro comprar aquele que não lista amido entre seus ingredientes.

E agora vi que a moda de se consumir proteínas e mais proteínas chegou aos leites fermentados (como expliquei acima não são iogurtes).  Isso é marketing puro, você não precisa de mais proteínas, ao contrário, provavelmente você precisaria diminuir pois os brasileiros já consomem proteínas acima da recomendação. E sabe o que acontece com o excedente de proteínas? Seu corpo vai fazer seus rins e fígados trabalharem em dobro para transformar essa proteína e o que não é utilizado tem grandes chances de virar gordura! (mas isso é assunto para ser abordado em um futuro post)

Novamente, o rótulo (as letras miúdas) é seu maior aliado para ter uma alimentação mais saudável. 

Para saber mais:  Entendendo o rótulo dos alimentos ; A ilusão do zero ; O sódio que você não vê

*Texto de autoria própria. Caso o reproduza por completo ou em partes coloque os créditos e me informe.

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