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Só 15 calorias…. mas e o resto?

Emagrecer parece bem simples quando se fala em balanço energético negativo, ou seja, você precisa gastar mais calorias do que consumir e assim perderá peso. Portanto, quem quer emagrecer deve se importar apenas com as calorias, certo? ERRADO!

Já escrevi aqui sobre os benefícios do azeite, apesar das 117 calorias pregadas pela indústria. Agora vem as 15 calorias do presunto e sinto-me na obrigação de informar o consumidor sobre o que não está na propaganda e assim, permitir, uma escolha consciente de verdade!

Antes de mais nada, quero deixar bem claro: meu objetivo não é uma campanha “anti-presunto”, mas apenas informar melhor o consumidor, para ele saber o que ele está comendo (além das 15 calorias). Sou Nutricionista, mas sou humana também, impossível dizer que nunca comi e que não comerei presunto de jeito nenhum. Ele está presente em lanches muito comuns na cultura do brasileiro, seria muito radicalismo de minha parte querer baní-lo da face da terra, ok?  Então, vamos aos esclarecimentos (informações retiradas do site do fabricante):

1- A fatia com menos de 15 calorias é do presunto sem capa de gorduratem que  ser bem fininha (“13g, com espessura de 0,6 a 0,7mm (fatia da extremidade da peça) e 0,4mm (fatia do centro da peça de presunto)”).

Por acaso aquela mostrada na propaganda tem apenas 13 g? Pois não me parece “bem fina”… Veja bem, ninguém ficará medindo as fatias de presunto com régua, ou seja, a sua fatia pode ter mais de 15 calorias, pois a espessura pode (e vai) variar muito!

2- A lista de ingredientes: ” Pernil Suíno, Água, Sal, Açúcar, Proteína de Soja, Estabilizantes: Tripolifosfato de Sódio (INS 45 1i), Polifosfato de Sódio (INS 452 i), Aromas Naturais, Aromas Naturais de Pimenta Vermelha e Preta, Espessante Carragena (INS 407), Antioxidante Eritorbato de Sódio (INS 316), Realçador de Sabor Glutamato Monossódico (INS 621), Conservador Nitrito de Sódio (INS 250) e Corante Carmim (INS 120). Não contém glúten”. 

Repare nas palavras grifadas, além de sal e açúcar, veja a quantidade de aditivos que sua fatia de presunto tem! E olha quantas vezes a palavra sódio aparece!  O próprio fabricante coloca “Uma fatia de 13g e 0,4 mm de espessura, reconhecida como “bem fininha” pelos consumidores, tem aproximadamente 140mg, o que equivale a 6% do valor diário recomendado de sódio”. Você acha mesmo pouco sódio? São 6% em apenas uma fatia! Além disso, pesquisas associam o conservador Nitrito ao câncer (cabe ressaltar: este conservador está presente também na salsicha, no salame, na copa, na mortadela, no peito de peru, blanquet de peru e outros embutidos…).

3- Além disso, existe uma pergunta que me incomoda um pouco no site: “posso substituir carne por presunto? O presunto é fonte de proteína e de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira (2006), está no grupo de carnes e ovos. Recomendamos, porém, variar os alimentos fontes de proteína na alimentação, como carnes, ovos, leite, queijo, feijão e outras leguminosas, que também contém, além da quantidade de proteínas, outros nutrientes importantes que devem fazer parte de uma alimentação saudável. (…) “

A resposta do fabricante não está errada, mas antes de fazer a substituição, analise o que coloquei acima. O alimento em sua forma natural sempre será uma escolha melhor do que a industrializada (rica em aditivos e sódio)!

E, para finalizar, voltando-me a questão das caloriasvocê deseja emagrecer a qualquer custo ou ter uma vida saudável? Costumo dizer que “emagrecer vem de brinde” com a mudança para um estilo de vida saudável!  O que é mais saudável: comer um pão de queijo (gordura + sódio) ou beber um copo de suco de laranja (vitaminas e minerais), se ambos possuem calorias equivalentes?

Assim, não se prenda às calorias, elas são importantes sim, mas avalie o alimento como um todo. Deixe o presunto fazer parte da sua alimentação, se assim desejar, mas consuma de forma moderada e consciente do que está consumindo além das 15 calorias! Afinal, o próprio fabricante informa muitas vezes sobre o presunto fazer parte de uma alimentação saudável.

E, se tem dúvidas de como ter uma alimentação saudável, procure a orientação de um Nutricionista!

PS: para não repetir com outro post a respeito: entre o suco de caixinha e a maçã, fique com a maçã!

*Texto de autoria própria. Caso o reproduza por completo ou em partes coloque os créditos e me informe.

Leia também:  O sódio que você não vê;  A ilusão do “Zero” ; Entendendo o rótulo dos alimentos;

08/05/2012 at 4:41 pm Deixe um comentário


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